Uma semana depois da reeleição de Dilma Roussef como Presidente do Brasil, a TSF " mede o pulso" aos negócios entre Portugal e a sétima economia do mundo.
Para o director da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (em São Paulo), Carlos Moura, o clima politico tenso que o Brasil viveu nos últimos meses não fez diminuir o interesse das empresas portuguesas no outro lado do Atlântico.
Os protestos durante o Mundial 2014, a campanha eleitoral" quente"e as " nuvens negras" da inflação e do crescimento tímido da economia não fizeram diminuir as oportunidades de negócios no horizonte.
Carlos Moura lembra que, nesta altura, o Brasil é o décimo cliente de produtos de Portugal. No ano passado as exportações de bens totalizaram quase 800 milhões de euros e as exportações de serviços mais de 1,1 milhões de euros. Para o presidente da AICEP, estes números refletem uma relação comercial cada vez mais sólida, mas não significa que o Brasil seja um eldorado para as empresas portuguesas.
De acordo com os últimos dados, o número de empresas portuguesas exportadoras para o Brasil passou de cerca de 1300 em 2010 para quase 1700 em 2012.
As relações entre Portugal e o Brasil têm também vindo a ser reforçadas ao nível do mercado de trabalho nomeadamente com a ida de jovens nacionais para o outro lado do Atlântico à procura de trabalho.
Em São Paulo , a repórter da TSF, Isabel Meira, encontrou precisamente uma jovem portuguesa que trabalha como " headhunter" numa empresa de recursos humanos.