
Pedro Correia
O grupo franco-holandês entregou na terça-feira à Parpública a sua manifestação de interesse no processo de privatização da TAP, adiantando-se ao final do prazo definido, que termina a 22 de novembro
Corpo do artigo
A três dias de terminar o prazo para quem quer manifestar interesse na compra de uma participação na TAP, o grupo Air France-KLM confirma que oficializou na terça-feira, junto da Parpública, a vontade em participar no processo de privatização da companhia aérea portuguesa TAP. Uma fonte do consórcio informou a TSF que "uma vez mais, fica demonstrado o forte e continuado interesse da Air France-KLM neste processo".
A mesma fonte adianta que o grupo franco-holandês fica agora a aguardar "com expectativa os próximos passos" deste processo. Benjamin Smith, o presidente executivo deste grupo, tinha dito, no início deste mês, que formalizaria o interesse na compra da TAP dentro do prazo.
O Governo definiu o dia 22 de novembro, o próximo sábado, como data limite para as companhias ou consórcios de empresas manifestarem o interesse em participar no processo de privatização. Nesta primeira fase, vão ser colocados à venda 44,9% do capital da TAP, com a garantia do Executivo que o parceiro privado terá capacidade de gestão operacional da companhia, com o Estado a intervir nas grandes decisões estratégicas. A condição para concorrer é ser uma companhia de referência na aviação comercial.
Além da Air France/KLM, já manifestaram interesse na TAP a alemã Lufthansa, a hispano-britânica International Airlines Group (IAG), que detém a British Airways, e a Iberia.
