
Agricultura
dr
O secretário de Estado da Agricultura anunciou hoje que as ajudas do Programa de Desenvolvimento Rural vão passar a ser pagas no final de cada mês, o que vai dar «mais segurança» aos agricultores.
Corpo do artigo
A partir deste mês, o Governo, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), vai «passar a pagar as ajudas do Proder na última semana de cada mês e a publicitação será feita logo na primeira semana do mês precedente», disse à agência Lusa José Diogo Albuquerque.
«É uma mudança em relação ao passado», porque «não havia nenhuma data definida» para os pagamentos, que, depois de os pedidos serem validados, só eram efetuados «quando havia transferências de verbas» do Ministério das Finanças, lembrou.
A partir de agora, «os beneficiários vão poder saber que os pagamentos são todos executados na última semana de cada mês», o que «vai trazer mais regularidade, mais previsibilidade e mais segurança ao setor», frisou.
O secretário de Estado da Agricultura falava à Lusa após uma reunião com os diretores regionais de Agricultura e Pescas, que decorreu hoje na Herdade da Abóbada, no concelho de Serpa, e que contou também com a participação do secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu.
Segundo José Diogo Albuquerque, desde janeiro já foram pagos 180 milhões de euros da verba de 650 milhões de euros de despesa pública deste ano do Proder, o que equivale a «uma média de pagamento de despesa pública de 45 milhões de euros por mês».
Trata-se de uma «boa execução» do programa e «estamos no bom caminho», frisou, referindo que, da verba global do Proder para o período entre 2013 e 2017, já foram pagos dois mil milhões de euros de despesa pública e relativos a cinco mil milhões de euros de investimento.