
Bandeira da Alemanha
Direitos Reservados
As exportações alemãs subiram 0,9 por cento em Setembro em relação ao mês anterior e aumentaram 10,5 por cento em comparação com igual mês de 2010.
Corpo do artigo
Segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Federal de Estatística (Destatis), as empresas alemãs venderam ao exterior em Setembro mercadorias no valor de 95 mil milhões de euros, apesar da actual crise das dívidas soberanas na Zona Euro e dos sinais de arrefecimento da conjuntura germânica no final do ano, o que surpreendeu os analistas, que contavam com um recuo das exportações.
As vendas de produtos alemães aos países da Zona Euro aumentaram 11,5 por cento, na comparação homóloga com Setembro de 2010, atingindo 56,6 mil milhões de euros.
Quanto às exportações para países fora da União Europeia, subiram 10,1 por cento no mesmo mês.
As importações também registaram uma evolução positiva, aumentando 11,6 por cento em termos homólogos, o que representa um volume de compras ao estrangeiro de 77,6 mil milhões de euros.
Na comparação em cadeia com o mês anterior, Agosto de 2011, as importações alemãs desceram, no entanto, 0,8 por cento.
A balança comercial alemã - diferença entre exportações e importações - registou assim um saldo positivo de 15,3 mil milhões de euros em Setembro, adiantou o Destatis.
Os analistas reagiram bem aos novos dados, dizendo que estes fazem esperar um crescimento sólido da maior economia europeia no terceiro trimestre deste ano.