O anúncio foi feito esta quinta-feira por António Leitão Amaro
Corpo do artigo
O Governo anunciou esta quinta-feira que Álvaro Santos Pereira é o novo governador do Banco de Portugal, sucedendo assim a Mário Centeno. A decisão foi anunciada esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro.
Álvaro Santos Pereira foi ministro da Economia e do Emprego de 2011 a 2013, no Governo de Pedro Passos Coelho (PSD/CDS-PP) e é atualmente o economista-chefe da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
O mandato do governador dura cinco anos, até julho de 2030.
O responsável do banco central é indicado pelo Governo, mas antes de assumir funções terá de passar pela Assembleia da República para uma audição. Como as comissões parlamentares apenas funcionam até sexta-feira, dia 25 de julho, esse processo só deverá acontecer em setembro, quando os trabalhos parlamentares forem retomados.
Mário Centeno, cujo mandato terminou este domingo, foi governador desde 20 de julho de 2020, por escolha do Governo de António Costa, depois de ter sido ministro das Finanças em dois executivos do PS, no XXI Governo Constitucional (2015-2019) e no XXII Governo Constitucional (2019-2020).
