No Fórum TSF, a eurodeputada socialista afirmou que se os nomes dos cidadãos estrangeiros beneficiados ainda não foram divulgados, é porque podem existir atividades criminosas a ser mascaradas.
Corpo do artigo
A eurodeputada socialista Ana Gomes quer que o Governo apresente a lista completa dos beneficiários do programa de Vistos Gold.
Ana Gomes reagiu às declarações à TSF do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que garantiu que a atribuição de vistos tem seguido todas as regras e que, "quando houve indícios de fraude, o Ministério Público e a Justiça atuaram".
"Se, de facto, o Sr. ministro [dos Negócios Estrangeiros] pensa assim, peço-lhe que me faculte, como eurodeputada, a lista de todos os beneficiários dos Vistos Gold", disse Ana Gomes, que afirma já ter pedido "repetidamente" ao atual Executivo, mas também ao Governo anterior, para ter acesso aos dados destes cidadãos estrangeiros.
"Arranjaram todo o tipo de desculpas - incluindo, perversamente, a proteção de dados - para não me facultarem a lista", queixou-se a eurodeputada. Para Ana Gomes, a justificação apresentada não é válida, uma vez que a divulgação dos dados não teria como fim a sua publicação, mas, sim, apenas a análise dos mesmos.
TSF\audio\2018\06\noticias\14\ana_gomes_1_mostre_la_a_lista
A eurodeputada socialista acredita que a lista dos beneficiários dos Vistos Gold não é revelada porque, se o fosse, seriam encontrados casos de envolvimento em atividades criminosas, incluindo de "indivíduos politicamente expostos", que não deveriam ter tido acesso" ao visto.
O Bloco de Esquerda apresenta, esta quinta-feira, no Parlamento, um projeto-lei para "Eliminar os Vistos Gold" , alegando que a lei abriu as portas do país à corrupção e à criminalidade económica.
O regime especial de autorizações de residência a estrangeiros foi criado em 2012 pelo então ministro Paulo Portas, com o propósito de atrair investimento e criar emprego em Portugal.
*com Manuel Acácio