A ANA-Aeroportos de Portugal prepara-se para lançar em breve um novo plano de incentivos destinado às companhias aéreas e a captar novas rotas, indicou hoje o presidente da empresa, Jorge Ponce de Leão.
Corpo do artigo
Este novo plano vai abranger todos os aeroportos, com "adaptações específicas" a cada uma das infraestruturas, e irá acrescentar algumas alterações ao plano atualmente já existente em parceria com o Turismo de Portugal, explicou Ponce de Leão durante uma conferência de imprensa em Lisboa, realizada para assinalar o primeiro ano de gestão da ANA pela Vinci Airports.
«Em termos de longo prazo, cerca de 4% das receitas da ANA são destinadas a este esforço de marketing», disse ainda Ponce de Leão, acrescentando que, devido a «alguns compromissos casuísticos vindos do passado, o esforço no curto prazo poderá ser superior».
«Estamos progressivamente a substituir decisões casuísticas por decisões genéricas, destinadas a todas as companhias aéreas», sublinhou.
O objetivo deste plano será «apoiar novas rotas mas também as já existentes, baseado na competitividade», informou também o presidente da ANA, adiantando que em breve o novo sistema de incentivos será conhecido em pormenor.
Quanto às taxas aeroportuárias atualmente em vigor, e às críticas que têm sido feitas, Ponce de Leão afirmou que as novas regras substituem o modelo de regulação criado em 2009, «que nunca foi aplicado devido à sua complexidade», por um modelo que limita as receitas da concessionária.