O comentador de Economia da TSF André Macedo entende que, apesar de o ano de 2012 ser difícil, traz uma boa notícia, o facto de Portugal ter tudo para cumprir as suas obrigações.
Corpo do artigo
«A boa noticia do ano» é que as necessidades [de financiamento] para fazer face às obrigações estão garantidas em 2012», disse, lembrando, no entanto, que «um acordo desta natureza não é grátis» e que os «sacrifícios vão continuar a aumentar».
Segundo André Macedo, que falava à TSF, os «indicadores económicos são todos uma tragédia», mas o pior é o do desemprego, que «pode até estar a ser subavaliado».
O também director do jornal electrónico Dinheiro Vivo sublinhou que um dos dossiers mais importantes deste ano é o das privatizações, depois de ter sido concretizada a privatização da EDP.
Para o comentador de Economia, «alguns investimentos» que vão ser feitos à volta da EDP «podem ajudar a economia portuguesa».
Lembrou ainda que a economia nacional pode ser dinamizada com as privatizações da REN, Galp e TAP e que as empresas privadas devem «olhar para este ano com muita cautela».
Com a crise na Zona Euro, Portugal está dependente do que se passa na Europa. André Macedo avisou que se impasse europeu se prolongar, «os mercados vão ser ainda mais impiedosos». Logo, advertiu, é preciso uma solução «alargada» que passe por todos.