Ano negro na restauração. "Mudança de hábitos" provoca "situação de aflição" no setor

Foto: Sandra Seitamaa/Unsplash
Em declarações à TSF, o presidente da Associação Nacional de Restaurantes refere que a gastronomia tradicional é a que tem mais dificuldades
O ano de 2025 está a ser um ano negro para o setor da restauração. O Diário de Notícias adianta, esta terça-feira, que há empresários a desistir do negócio depois de uma quebra de vendas a rondar os 20%. A procura de Portugal como destino turístico continua a aumentar, mas vem acompanhada de uma mudança de hábitos que está a prejudicar o setor da restauração, tal como nota Daniel Serra, presidente da Associação Nacional de Restaurantes (Pro.var).
"A restauração acaba por estar numa situação de aflição. Tem a ver com a redução do poder de compra, mas também com a mudança de hábitos", explica à TSF Daniel Serra, dando o exemplo da faixa etária mais nova que "frequenta menos restaurantes".
Além disso, a subida dos preços nos restaurantes também faz com que o "consumo seja muito mais reduzido do que aquilo que seria expectável".
Daniel Serra sublinha que o último trimestre tem sido o mais difícil e nem a época festiva está a ajudar o setor. O presidente da Pro.var diz que a gastronomia tradicional é a que tem mais dificuldades.
"Mais de mil restaurantes já terão encerrado. Estão a abrir novos espaços de restauração e o saldo até pode ser positivo, mas não deixa de ser uma preocupação grande, porque esta alteração da tipologia do negócio que está a abrir não tem a ver com a nossa cultura e identidade. Estamos a falar mais de fast-foods, negócios pop-up, que abrem e fecham e isso não é o que nos interessa. Queremos uma gastronomia que represente o nosso país. Em termos de encerramentos, são muito mais virados para a gastronomia tradicional e isso é preocupante, há restaurantes com 30, 40 ou 50 anos que estão a encerrar", lamenta.
A Pro.var pede ao Governo uma redução do IVA na restauração de 13 para seis por cento para ajudar a mitigar a subida continua dos preços.
