É uma autêntica razia fiscal. Ser dono de um imóvel em Portugal é sob o ponto de vista tributário um pesadelo. A denúncia é da Associação Nacional de Proprietários (ANP) que fala em medidas e exigências constantes que só os penalizam.
Corpo do artigo
No mês em que está em curso o pagamento da primeira tranche do IMI, os proprietários fazem uma análise muito crítica aos deveres fiscais. António Frias Marques, presidente da ANP, enumera alguns dos motivos desse diagnóstico.
«Contestamos um autêntico escândalo que é o IMI que vai ser liquidado sobre avaliações mal feitas, vamos contestar também a recusa da autoridade tributária na aceitação na participação de rendas, isto é, o Governo concedeu uma salvaguarda aos senhorios para que não viessem a pagar mais de IMI do que recebem de rendas dos seus inquilinos. As finanças recusam-se a aceitar a participação das rendas desde que o senhorio não tenha feito uma primeira participação em 2012», adianta.
São queixas dos proprietários de imóveis, que esta quarta-feira dão uma conferência de imprensa para denunciar estes problemas.