A antiga ministra das Finanças considerou ainda que o Documento de Estratégia Orçamental é uma espécie de «tese de doutoramento sem nenhuma adesão à realidade».
Corpo do artigo
Manuela Ferreira Leite lembrou, na quinta-feira, no seu espaço de comentário na TVI24, que não bastam anúncios como o que o primeiro-ministro vai fazer esta sexta-feira às 20:00 para que se garanta o êxito das medidas que o Governo quer aplicar.
«Não estou nada convencida que seja exequível o que estão a dizer que vão fazer. Podem anunciar, amedrontar, criar ainda mais espírito de recessão, afundar psicologicamente as pessoas, mas resultados não vão ter nenhuns», afirmou.
Esta ex-ministra das Finanças recordou ainda que o Documento de Estratégia Orçamental até podia ser uma «tese de doutoramento», contudo, este não passa de um «modelo teórico sem nenhuma adesão à realidade».
«Normalmente, as teses de doutoramento têm uns modelos teóricos que o doutorando pretende provar e depois prova através de factos concretos. Aqui, não tem a mínima hipótese de ter um facto concreto que caiba dentro do modelo que está ali desenhado», concluiu.