A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição lamenta greve dos trabalhadores durante processo negocial e garante que consumidores vão poder fazer as suas compras de Natal nos dias de greve.
Corpo do artigo
A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) lamentou, esta segunda-feira, que os trabalhadores do setor tenham avançado para uma greve durante as negociações com os sindicatos para um contrato coletivo de trabalho.
Num comunicado, a associação alega que as negociações com os sindicatos "não estão paralisadas", contrário do que é afirmado pelos sindicatos, adiantando que está agendada entre as partes, uma nova reunião para o próximo dia 10 de janeiro".
A APED assegura que "estão asseguradas todas as condições" para que os consumidores possam realizar as compras habituais na quadra natalícia, não existindo "quaisquer limitações ao funcionamento das lojas".
Sobre os protestos que começaram esta sexta-feira, a associação classifica-os ações que "servem para desviar o debate dos assuntos de natureza laboral da mesa de negociações, onde deverão efetivamente permanecer", lê-s e no comunicado, onde a APED diz ainda "apelar ao sentido de responsabilidade dos sindicatos para que sejam encontradas as soluções mais adequadas para o setor e para os seus trabalhadores".