Aposta em reservas de água pode ser solução para estabilizar preço das frutas e legumes
À TSF, Gonçalo Andrade, presidente da Portugal Fresh, sublinha a necessidade de apoios do Governo face ao aumento dos preços daqueles alimentos
Corpo do artigo
As alterações climáticas estão a prejudicar a agricultura e a provocar um consequente aumento dos preços das frutas e legumes. A informação é avançada, esta quinta-feira, pelo jornal Público, que cita dados do Instituto Nacional de Estatística: em comparação com o ano passado, o preço da fruta aumentou 10% em julho.
Em declarações à TSF, o presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Andrade, fala na necessidade de apoios do Executivo face a esta situação.
O Governo tem de apostar fortemente nas reservas de água. Podemos voltar a ter um inverno generoso, mas se não tivermos local onde armazenar a água não teremos condições para aumentar a nossa produção.
Gonçalo Andrade reforça essa aposta como forma de antecipar problemas de seca extrema e garante que o país tem condições favoráveis para a atividade agrícola: "Portugal tem um clima muito bom para a produção de frutas e legumes."
Além da necessidade de reservas de água, como barragens, o presidente da Portugal Fresh aponta falhas nas políticas impostas pela União Europeia que restringem o desenvolvimento das plantações. Por isso, justifica o "aumento de importações de países terceiros e uma diminuição da produção interna na União Europeia" com a imposição de "regras muito rígidas para os seus produtores".
Apesar das chuvas tardias e alterações no clima, Gonçalo Andrade acredita que as reservas de água podem melhorar as condições de trabalho dos agricultores.
