Apple não encontra falha de segurança depois da divulgação de fotos de nus de personalidades

Símbolo da Apple
Reuters
Numa declaração, a empresa sugeriu que as celebridades tiveram as suas contas atacadas por escolherem palavras-chave fáceis de adivinhar ou porque foram alvo de criminosos informáticos disfarçados de técnicos da Apple.
Corpo do artigo
A Apple revelou hoje que «um ataque dirigido» a algumas contas de utilizadores levou à divulgação de fotos de nus de celebridades, mas que não encontrou qualquer falha no seu sistema de armazenagem em nuvem.
«Ao fim de 40 horas de investigação, descobrimos que algumas contas de celebridades foram comprometidas por um ataque muito dirigido aos nomes de utilizadores, palavras-chave e perguntas de segurança, uma prática que se tornou demasiado comum na internet», adiantou a empresa, em comunicado.
Nenhum dos casos que investigámos resultou de qualquer falha em qualquer dos sistemas da Apple, incluindo o iCloud ou Find my iPhone. Continuamos a trabalhar com os serviços policiais para procurar identificar os criminosos envolvidos», acrescentou no texto.
A declaração foi a primeira desde a revelação, durante o fim de semana, de fotografias de nus de dezenas de celebridades, entre as quais a atriz Jennifer Lawrence, a modelo Kate Upton, a cantora Avril Lavigne, a atriz Hayden Panettiere ou a futebolista Hope Solo.
Na declaração, a Apple sugeriu que as celebridades tiveram as suas contas atacadas por escolherem palavras-chave fáceis de adivinhar ou por entregarem a sua informação pessoal a criminosos informáticos disfarçados de Apple, uma técnica conhecida como "phishing".
A distribuição de fotografias de nus de personalidades mediáticas causou uma onda de choque em Hollywood e na comunidade de segurança informática. O FBI confirmou que está a investigar o caso.