Os produtores de leite entendem que a operação da ASAE surge quando era evidente a prática de dumping de preços, com a comercialização de leite abaixo do preço pago ao produtor.
Corpo do artigo
Duzentos mil litros de leite foram apreendidos pela ASAE no âmbito de uma operação que se seguiu a denúncias de dumping nos preços por parte dos produtores de leite, avançou a imprensa.
Os produtores de leite consideram que era demasiado evidente a prática de dumping de preços, nomeadamente por parte do Pingo Doce e Continente, que prometiam vender leite por menos de 25 cêntimos, ou seja, abaixo do preço pago ao produtor.
Em declarações à TSF, o secretário-geral da Associação de Industriais de Lacticínios deu conta de situações em que a «análise é bastante mais complexa, porque envolve documentação comercial muito complexa.
«Neste caso não, porque estávamos a falar de uma campanha efectuada num certo momento com informação pública e que não levantava nenhuma dúvida», acrescentou Pedro Pimentel.
Este responsável adiantou ainda que nunca tinha visto uma operação de fiscalização na área dos lacticínios em 16 anos que trabalha no sector, muito embora não garanta que seja inédita.
«É importante numa altura em que o país está a tentar trabalhar no sentido de valorizar os seus produtos e colocar a sua produção junto dos seus consumidores, a actuação das autoridades seja firme perante uma campanha que destroi valor e aposta em produtos importados», sublinhou.
Pedro Pimentel frisou ainda que esta actuação deve acontecer «não por uma questão de patriotismo ou de defender apenas a produção nacional, mas por uma questão de ilegalidade».