Num documento relativo à atividade da ASAE em 2011 é dito que as maiores carências se verificam nas atividades de laboratório, apoio jurídico, técnico, pericial e avaliação de risco.
Corpo do artigo
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica diz que necessita de um reforço urgente de pessoal, por causa de um grave défice de recursos humanos, nomeadamente no pessoal de apoio aos inspetores.
No relatório desta autoridade relativo a 2011, é dito que os atuais 69 técnicos superiores indiciam a «necessidade urgente e imediata de novos recrutamentos para suprir as carências de pessoal».
Este documento adianta ainda que as maiores carências se verificam nas atividades de laboratório, apoio jurídico, técnico, pericial e avaliação de risco.
Este relatório refere ainda que o decréscimo no número de funcionários da ASAE, que em 2011 era de 498 trabalhadores, se devia essencialmente ao elevado número de aposentações.
Para a Polícia Criminal, a diminuição do número de efetivos torna complexas as condições para que a ASAE corresponda da melhor forma ao alargamento das atribuições que lhe foram atribuídas.