O Banco de Portugal quer obrigar os bancos a reavaliarem os imóveis em carteira. A Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Mobiliária duvida que a medida se traduza numa baixa dos preços no mercado.
Corpo do artigo
«Não quer dizer que os bancos vão desvalorizar os imóveis. O próprio Banco de Portugal pode intervir no mercado negativamente porque faz com que os valores ativos dos bancos baixem muito e isto pode criar ou dar um sinal negativo, nomeadamente para os investidores», defende Luís Carvalho Lima.
O presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Mobiliária, em declarações à TSF, considera que a medida «é uma precaução do Banco de Portugal».
O Banco de Portugal exige que os bancos reavaliem os imóveis que têm em carteira. Caso isso não aconteça, ameaça reduzir entre 15 a 60% o valor desses imóveis.
A informação está numa circular de meados de setembro, a que a agência Lusa teve acesso.
Na base da decisão do Banco de Portugal estão valores de avaliações que poderão estar desfasados da realidade. Depois das inspeções realizadas ao crédito à construção e atividades imobiliárias, o banco central encontrou situações em que não é «suficientemente prudente» o valor a que são avaliados os imóveis retomados por falta de pagamento do cliente.