Associação nacional alerta para claro desequilíbrio no mercado da habitação em Portugal. Não só em Lisboa e no Porto.
Corpo do artigo
"Eu não conheço nenhum país no mundo onde os preços cresçam, cresçam e um dia não caiam... ". O alerta é da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP).
O presidente da associação admite que está preocupado com o que se passa em Lisboa e no Porto, mas também nos concelhos à volta onde os preços de venda e ainda mais de arrendamento também dispararam.
Numa reportagem da TSF sobre o mercado da habitação na periferia, Luís Lima admite que nunca conseguiram prever aquilo que aconteceu nos últimos dois ou três anos. De uma situação de excesso de oferta de casas no mercado, passou-se para o contrário: muita procura e pouca oferta, mesmo fora do centro de Lisboa e do Porto.
TSF\audio\2018\05\noticias\29\luis_lima_1
TSF\audio\2018\05\noticias\29\luis_lima_2
Luís Lima diz que está muito preocupado com os jovens e o que vale é que ainda é possível pedir empréstimos que levam o encargo de uma casa, na periferia, para valores mais razoáveis pois, defende, "o aluguer hoje é para ricos"
O representante dos mediadores admite que o mercado está completamente desequilibrado e alerta: "As coisas não vão crescer sempre... um dia vão cair e eu não conheço nenhum país no mundo onde os preços cresçam, cresçam e um dia não caiam...".
Leia também: "Deixem-me morar na Amadora!" Como os preços loucos estão a atingir os subúrbios