A fabricante automóvel tem vindo a testar a utilização de materiais secundários nos seus veículos desde 2023 e a partir deste ano quer aproveitar essas matérias-primas para novas finalidades após o fim da sua utilização original
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A construtora de Audi, Bentley, Lamborghini, e Ducati iniciou há dois anos o que chama de programa MaterialLoop com testes de materiais para concretizar a aposta na economia circular.
Em comunicado, explica que após uma fase inicial focada na viabilidade técnica, a empresa tornou-se agora o primeiro construtor automóvel a desenvolver e implementar, em parceria com a TSR Resource, um conceito de reciclagem economicamente viável para materiais reciclados provenientes de veículos em fim de vida.
Adianta “neste processo, a sucata de aço desses veículos é transformada em material secundário pós-consumo de alta qualidade, ficando assegurada a sua reutilização na cadeia de abastecimento automóvel”.
Já a partir deste ano, a Audi que tem 21 unidades produtivas distribuídas por doze países vai disponibilizar vários milhares de veículos de pré-produção para reciclagem, que serão desmantelados pela TSR Resource e transformados em matérias-primas recicladas, para nova utilização na indústria automóvel.
Em contrapartida, a Audi terá acesso ao material secundário obtido a partir destes veículos, que será creditado numa conta digital de materiais, adiantando que potenciais fornecedores de peças e materiais poderão aceder a esse saldo no âmbito de um processo de concurso.
Para a empresa é uma forma de proporcionar aos parceiros contratuais, acesso exclusivo a aço reciclado de alta qualidade, um recurso que pode estar sujeito a flutuações de preço significativas e promove resiliência e reciclagem na cadeia de abastecimento
A marca que dá emprego a mais de 87 mil pessoas no mundo planeia ainda implementar este processo para outros fluxos de materiais e tipos de veículos e promete que todas as matérias-primas que atualmente adquire, ou venha a adquirir no futuro, com conteúdo reciclado obrigatoriamente definido para os seus veículos, são elegíveis.
Com esta abordagem o grupo acredita que vai tornar a cadeia de abastecimento mais resiliente a longo prazo e, ao mesmo tempo, promove uma produção mais sustentável de veículos sem perder os padrões de qualidade, além de se preparar para desafios externos futuros.
Renate Vachenauer, membro do Conselho de Administração para as Compras da Audi diz que “A reciclagem tem um enorme potencial. Trabalhamos continuamente para aumentar a proporção de materiais reciclados nos nossos veículos. Com a conta digital de materiais, a Audi está a criar um sistema pioneiro na indústria automóvel, através do qual pode adquirir recursos valiosos de matérias-primas recicladas de forma mais independente do mercado. Assim, demonstramos que sustentabilidade e economia andam de mãos dadas”.
A construtora considera assim estar na linha da frente na utilização de materiais secundários pós-consumo e a reciclagem contribui para a estratégia de economia circular, uma vez que usa materiais que já foram utilizados com outra finalidade e que são depois reciclados.
Já o parceiro, Christian Blackert, Diretor-Geral da TSR Resource em comunicado, afirma que: “É com grande satisfação que colaboramos com a Audi para alcançar mais um marco importante na economia circular da indústria automóvel. Este projeto é um exemplo impressionante do que é possível graças a parcerias industriais. Estamos também a reduzir a nossa dependência de cadeias de abastecimento frágeis e a contribuir de forma significativa para a resiliência face aos desafios dos mercados globais.”
A Audi garante que já demonstrou como este processo funciona na prática, através do programa MaterialLoop, por exemplo, ao incorporar materiais reciclados pós-consumo no para-brisas do Audi Q4 e-tron (GlassLoop) e na secção exterior do tejadilho do Audi Q6 e-tron (SteelLoop).
