
Reuters
Bruxelas lembra que não faz auditorias mas faz análises profundas de planos de reestruturação financeira. A TSF sabe que a Comissão Europeia e o BCE ponderam uma auditoria antes da recapitalização.
Corpo do artigo
"A Comissão não é um auditor, nem realiza auditorias", fez questão de sublinhar Ricardo Cardoso, porta-voz comunitário para a Concorrência, questionado no habitual "briefing" diário com os jornalistas.
Ainda assim, Ricardo Cardoso afirma que "o que podemos fazer, em casos de auxílios estatais, é uma avaliação aprofundada de um plano financeiro apresentado por um Estado-membro ou, por exemplo, pedir mais informações" a esse país. "Mas a Comissão nunca realiza, por si, uma auditoria financeira ou forense", sublinhou.
Os jornalistas quiseram ainda saber se Bruxelas vai pedir mais informações a Portugal sobre o processo da CGD, mas o porta-voz limitou-se a responder que "a Comissão está em contacto com as autoridades portuguesas".
Esta quinta - feira, a TSF noticiou que a Comissão Europeia e o Banco Central estão a equacionar a hipótese de fazer uma auditoria ao banco público português.
Essa auditoria deve avançar antes mesmo de decidirem se dão, ou não, luz verde ao pedido de recapitalização já entregue pelo Governo de António Costa.
Este cenário está já a ser trabalhado com o novo presidente da Caixa, António Domingues, e tem o acordo do governo.