O INE indica que Portugal está com a segunda maior produção de azeite de sempre
Corpo do artigo
O aumento da produção de azeite está a baixar o preço do azeite. Os resultados do boletim de março do Instituto Nacional de Estatística apontam que a produção de azeite deverá rondar quase os dois milhões de hectolitros, o que corresponde a um aumento de 10% face à produção anterior.
Em declarações à TSF, o presidente da associação de produtores de azeite da Beira Interior, João Pereira, fala num "grande desafio para o setor agrícola", frisando que "sem água não há alimentação".
"O Alqueva tem um impacto nacional e fez com que a disponibilidade de água permitisse aos agricultores e investidores apostarem na cultura do olival", avança, destacando que Portugal é "claramente excedentário em azeite". "Se houvesse algum episódio com a segurança alimentar e o país tivesse as fronteiras fechadas, seríamos autossuficientes por produzirmos grandes quantidades deste ouro líquido", afirma.
Ainda assim, o presidente da associação de produtores de azeite da Beira Interior esclarece que a definição de preços não depende exclusivamente da produção portuguesa. "Os espanhóis influenciam a oferta de azeite para o mundo, são um dos maiores produtores de azeite do mundo", reconhece. No entanto, continuam dependentes do clima, perante "fenómenos de secas severas", como nos últimos anos.
Apesar da influência espanhola na estipulação do preço, o presidente da associação de produtores de azeite da Beira Interior estima que este aumento em Portugal se mantenha.
