A Autoeuropa está a analisar a redução para um turno diário a partir de setembro. Uma medida que pode levar a despedimentos em várias empresas que dependem da construtora automóvel.
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A decisão da Autoeuropa está a ser negociada com a comissão de trabalhadores. Em declarações à TSF, António Chora garante que estão assegurados todos os postos de trabalho, ao contrário do que se poderá passar nas empresas que dependem da construtora alemã.
Em causa estão 13 empresas que fabricam componentes automóveis e que podem ter de despedir funcionários devido à redução da produção na Autoeuropa.
Daniel Bernardino, porta-voz das comissões de trabalhadores destas fábricas, explica que a maior parte das empresas tem como único cliente a construtora de Palmela e que, por isso, a redução para um turno diário pode implicar a dispensa de funcionários ou a não renovação de contratos.
A Autoeuropa justifica a possibilidade da redução de um turno com a crise económica que diminuiu a procura e com a necessidade de preparar o investimento de cerca de 700 milhões de euros que vai ser efetuado no próximo ano pela Volkswagen.