Autoeuropa: Trabalho ao domingo pago com uma folga por mês. Sindicato apela à greve
Autoeuropa volta a passar por novas perturbações com sindicato a apelar à greve no dia 9 de junho.
Corpo do artigo
Em causa estão os novos horários da fábrica da Autoeuropa, em Palmela: os operários vão ter mais uma folga por mês, por trabalharem aos domingos, mas este será o único pagamento adicional que os trabalhadores receberão depois das férias de agosto.
A folga extra é atribuída a cada quatro semanas. Os trabalhadores passam a ganhar ao domingo o mesmo valor que nos dias úteis e, por cada dois turnos feitos ao fim de semana, recebem o pagamento de um dia normal de trabalho por mês.
De acordo com uma nota interna enviada aos trabalhadores, a que o Dinheiro Vivo teve acesso, os operários podem receber ainda mais 25% a cada três meses, de acordo com o cumprimento do volume de produção.
Esta posição da administração não está a agradar à comissão de trabalhadores nem aos sindicatos.
Em declarações à TSF, Eduardo Florindo, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITE Sul), sublinha que a compensação proposta pela administração fica muito aquém das expectativas dos trabalhadores e dos valores que a empresa pode pagar.
O sindicato apela à adesão à greve marcada para dia 9 de junho, que coincide com a manifestação da CGTP em Lisboa.
TSF\audio\2018\05\noticias\29\eduardo_florindo_2_pre_aviso
Já a Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa considera os pagamentos insuficientes e agendou para um plenário para o dia 5 de junho, onde serão discutidas as formas de luta a adotar.
A Autoeuropa alega que fez uma revisão para melhorar a proposta inicial, mas admite que ficou clara a desilusão dos operários, depois de uma reunião com a comissão de trabalhadores. A administração da empresa promete facilitar o apoio familiar, uma vez que a equipa de relações laborais está disponível para receber as questões colocadas pelos casais.
Apesar dos problemas, a Autoeuropa pondera reforçar a aposta na fábrica de Palmela para a produção do modelo T-Roc.