Autoridades apreendem numa semana mais de mil encomendas de medicamentos ilícitos
É o resultado em Portugal de maior operação internacional de sempre nesta área.
Corpo do artigo
De acordo com um comunicado da Autoridade Tributária, entre 9 e 16 de junho foram controladas 6140 encomendas, das quais 1051 foram apreendidas.
O texto esclarece que "através do conjunto de encomendas apreendidas foi possível impedir a entrada em Portugal de 18 381 unidades de medicamentos ilegais com um valor estimado de 40 mil euros".
"Em resultado da participação da AT, do Infarmed e da GNR neste tipo de operação, e de outras ações desenvolvidas por estas três entidades, conclui-se que, apesar dos alertas, os portugueses continuam a comprometer gravemente a sua saúde ao adquirirem medicamentos pela internet em websites não autorizados", nota o comunicado.
Entre os medicamentos falsificados e ilegais apreendidos durante a operação, a nível mundial encontram-se medicamentos oncológicos, medicamentos derivados do sangue e anti-infeciosos, entre outros.
No total, a operação Pangea VIII, que decorreu em 115 países e que foi coordenada pela Interpol, resultou na apreensão de 20,7 milhões de medicamentos falsos.