O preço do barril de Brent caiu hoje para cerca de 106 dólares (74 euros) em Londres e para cerca de 107 dólares nas transacções electrónicas na Ásia.
Corpo do artigo
Em Londres, o barril de Brent para entrega em Outubro abriu em baixa e cotava-se nos 105,85 dólares às 7h10 de Lisboa, menos 2,77 dólares do que no encerramento de sexta-feira.
Nas transacções desta manhã na Ásia, o barril de "light sweet crude" para entrega em Setembro subiu 82 cêntimos de dólar para 83,08 dólares. O Brent do Mar do Norte para entrega em Outubro cedeu 1,59 dólares para 107,03 dólares.
Em Nova Iorque, o barril de "light sweet crude" para entrega em Setembro caiu 12 cêntimos de dólar para 82,26 dólares na sexta-feira.
O avanço dos rebeldes em Tripoli é visto como um sinal positivo para a retoma das exportações de petróleo dos países da OPEP.
Apesar de o petróleo da Líbia representar apenas dois por cento da procura mundial, a quebra nas exportações daquele país afectou os preços, por ser considerado um produto de elevada qualidade e adequado às refinarias europeias.
Nas últimas semanas, os investidores têm evidenciado receios de que o abrandamento económico dos EUA e da Europa diminua a procura do petróleo, levando à queda dos preços.