A companhia aérea está em processo de falência e já começou a devolver aviões da frota da empresa.
Corpo do artigo
A companhia aérea Avianca Brasil, em processo de falência, devolveu 18 aviões às empresas que lhe fazem o empréstimo de aeronaves por falta de pagamento, originando o cancelamento de mais de mil voos previstos para esta semana.
A Avianca Brasil, quarta maior companhia aérea do país, iniciou esta segunda-feira o processo de devolução, com a entrega de oito aeronaves que integravam a sua frota, às empresas que as haviam alugado, juntando-se assim às outras 10 aeronaves cujas matrículas já tinham sido canceladas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no passado dia 12.
A companhia aérea brasileira aceitou a Lei de Falências em dezembro passado e as suas operações foram afetadas por decisões judiciais que determinaram a devolução de vários aviões da sua frota por falta de pagamento do aluguer.
A ANAC, órgão regulador do setor aéreo brasileiro, anunciou na semana passada que a devolução seria feita de forma gradual para atenuar "os efeitos para os passageiros", embora entre hoje e o próximo domingo haja 1.045 voos cancelados devido à diminuição da frota da Avianca Brasil.
A esse número somam-se as mais de 300 viagens que foram suspensas pela empresa no Brasil para as celebrações da Semana Santa.
A Avianca Brasil publica na sua página na internet a lista de voos cancelados, que "serão atualizados diariamente", segundo a empresa.
A companhia aérea brasileira aceitou a Lei de Falências para reestruturar a dívida e garantir a continuidade das suas operações.
A empresa acumula dívidas de mais de 1.000 milhões de reais (cerca de 225 milhões de euros), enfrentando, por isso, várias várias ações nos tribunais.
No dia 05 de abril, a assembleia de credores aprovou o plano de reestruturação da empresa, numa reunião que durou mais de sete horas, segundo a Agência Brasil.
A Avianca Brasil, anteriormente denominada OceanAir, opera voos regulares desde 2002 e em janeiro passado anunciou o corte de alguns dos seus voos internacionais.