A operação estava prevista, tendo sido aprovada em assembleia-geral da TAP e autorizada pelo regulador.
Corpo do artigo
A companhia aérea brasileira, detida por David Neeleman, avança com 90 milhões de euros convertíveis em ações para capitalizar a TAP. O dinheiro investido pode garantir 40% do capital da empresa se tiver aprovação da Autoridade Nacional de Aviação Civil.
Em comunicado, a Azul lembra que o investimento estava previsto no acordo entre a empresa brasileira e os chineses da HNA Group e diz que a operação "abre espaço para explorar ainda mais acordos comerciais, negociações conjuntas, parcerias para otimização de frota e oportunidades globais de trabalho e carreira para os seus tripulantes".
O plano de capitalização da TAP deverá chegar aos 120 milhões de euros. O Estado fica com opção de subscrever os restantes 30 milhões.
Sete ligações por semana
A Azul obteve entretanto autorização das autoridades brasileiras de aviação civil para garantir sete ligações semanais entre aeroportos de Brasil e Portugal.
A empresa já tinha anunciado que, a partir de Maio, haveria uma rota entre os aeroportos de São Paulo e Lisboa. Estariam em causa inicialmente três voos semanais, podendo atingir os seis voos em época alta.