A ministra da Presidência tem mais medidas de simplificação, na calha. Maria Manuel Leitão Marques garantiu, na Manhã TSF, que nenhuma medida pode dificultar a vida dos cidadãos.
Corpo do artigo
Todas as medidas do Simplex + estão em constante avaliação, e o apelo da ministra da Presidência é claro: "Todas as pessoas devem fazer essa avaliação, e devem dar a opinião sobre os serviços públicos".
Maria Manuel Leitão Marques esteve na Manhã TSF, num dia de balanço, e garantiu que não há medidas que não possam ser melhoradas ou simplificadas. E que o sinal "+", que foi acrescentado no ano passado à marca Simplex, resulta dessa melhoria constante. A ministra exemplificou com a medida "Empresa na Hora", que está em melhoria constante.
Sobre queixas de cidadãos, relativas ao acesso a alguns serviços eletrónicos, a ministra garante que o Simplex só funciona acompanhado de outra medidas, como a multiplicação das lojas, postos de atendimento e espaços do Cidadão.
No balanço que o governo está a fazer do Simplex +, a nova geração do programa de modernização da Administração Pública, a ministra destaca o número de mensagens enviadas a detentores de diversos documentos, cujo prazo estava a terminar.
Sobre o que ainda vem, a ministra mantém o objetivo de, este ano, concluir a desmaterialização do processo de renovação das cartas de condução, com pedidos feitos por via eletrónica, e com os atestados médicos a circularem também por via eletrónica.
Maria Manuel Leitão Marques admite que nalguns casos simplificar custou algum dinheiro, "porque é preciso investir", mas o retorno é garantido, e no final "fica mais barato para o Estado, e para as empresas".
A ministra recordou ainda as resistências que houve, quando nasceu este programa, em relação ao nome. Simplex acabou por vingar no governo de então.
Em todos estes anos, Maria Manuel Leitão Marques reconheceu que nem tudo resultou. Por exemplo, aquela ideia de criar um espaço de atendimento dedicado aos cidadãos mais velhos. Chamava-se "Espaço Sénior", mas a ideia não caiu bem nos destinatários, e o projeto foi abandonado.