
Ricardo Salgado
O BES vai aumentar o capital social em 1.010 milhões de euros, reforçando os rácios de capital até às metas exigidas pelos reguladores, anunciou o banco à CMVM.
Corpo do artigo
«O Conselho de Administração do Banco Espírito Santo (BES), após parecer favorável da Comissão de Auditoria, deliberou hoje um aumento de capital social por novas entradas em dinheiro a realizar através de subscrição pública com respeito pelo direito de preferência dos acionistas de até 2.556,7 milhões de ações, ao preço de subscrição de 0,395 euros por ação, o que permitirá um encaixe de até 1.010 milhões de euros», lê-se no comunicado hoje enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Segundo o banco, a subscrição da totalidade deste aumento de capital vai permitir «aumentar o 'core tier 1' de 9,21 para 10,75 por cento (+154 pontos base) considerando os ativos ponderados pelo risco em 31 de Dezembro de 2011».
Desta forma, o BES cumpre tanto o rácio de capital 'core tier 1' de 9 por cento exigido pela Autoridade Bancária Europeia (EBA em inglês) até final de junho, bem como os 10 por cento exigidos pelo Banco de Portugal até ao final do ano.