O crédito concedido pela banca aos particulares voltou a encolher em julho, mas mesmo assim o crédito de cobrança duvidosa continua a subir, divulgou hoje o Banco de Portugal.
Corpo do artigo
No caso do crédito ao consumo, 11 por cento dos empréstimos são já considerados de cobrança duvidosa.
O 'stock' do crédito à habitação concedido pela banca diminuiu 2,4 por cento em julho relativamente ao mesmo mês do ano passado. O crédito ao consumo caiu ainda mais: 7,1 por cento.
Desde agosto de 2011 que a variação homóloga (relativa ao mesmo mês do ano anterior) do crédito concedido aos particulares é negativa.
Apesar de o crédito total concedido pela banca estar a cair, o de cobrança duvidosa cada vez é maior.
No segmento de habitação (que representa mais de 80 por cento do total do crédito a particulares), o malparado subiu 7,4 por cento. No crédito ao consumo, a subida foi de 17,4 por cento.
Ou seja, enquanto os bancos reduzem o crédito concedido, aumenta o valor dos empréstimos por pagar; estas duas tendências significam que o peso do malparado é cada vez maior.
Em julho, 2 por cento do crédito à habitação era de cobrança duvidosa; o crédito ao consumo atingiu os 11 por cento, também um novo máximo.