Em Setembro, o clima económico e a atividade económica em Portugal mantiveram-se estáveis, segundo os dados do INE, mas os números do Banco de Portugal anunciam que houve um abrandamento.
Corpo do artigo
Segundo o INE, a atividade económica e o clima económico - indicadores que refletem a evolução da economia e a confiança das empresas na evolução do país - mantêm a tendência de estabilização iniciada no início do Verão.
A confiança dos consumidores teve uma alta ligeira, continuando a subida iniciada no início de 2013 e atingindo o valor mais elevado desde 2006.
Os indicadores quantitativos do consumo privado estão praticamente estabilizados, com diferenças quase nulas em relação aos últimos valores publicados.
Em setembro, o indicador de operações no multibanco cresceu 5,2% em relação a agosto, acentuando a tendência de crescimento.
Também o Banco de Portugal publicou hoje dados de conjuntura.
A análise do regulador mostra que a confiança dos consumidores, o sentimento económico, a atividade económica e o consumo privado sofreram em setembro uma queda ligeira em relação a Agosto.