Banco HSBC vai encerrar, este ano, 117 agências no Reino Unido.
Corpo do artigo
O banco HSBC anunciou hoje que prevê encerrar 117 filiais no Reino Unido em 2017, devido ao aumento de "canais digitais" para chegar aos clientes.
A entidade avançou que vai cortar mais de 200 empregos na equipa técnica para "reduzir custos" e vai encerrar mais 62 agências do que as 55 que previa fechar durante o corrente ano, no âmbito de um plano que apresentou em 2016.
De acordo com uma informação da organização de consumidores britânica "Which?" divulgada em dezembro, o HSBC encerrou 321 sucursais no país entre 2014 e 2016, mais do que qualquer outro banco.
A entidade bancária, que assegura que 90% da sua relação com clientes decorre através de canais digitais, vai manter ainda 625 agências operacionais no Reino Unido.
"A decisão de encerrar estas filiais assegura uma rede de agências mais sustentável para o futuro, ao mesmo tempo que continuamos a investir em plataformas digitais", afirmou a responsável do banco para administração de bens na Europa e Reino Unido, Francesca McDonagh.
O banco salientou que o número de clientes que utiliza as suas agências bancárias caiu 40% nos últimos cinco anos e que 97% dos levantamentos de dinheiro são feitos em caixas automáticas.
Um porta-voz sindical lamentou a decisão do HSBC e disse que este plano é "devastador não só para os clientes como para os trabalhadores, que perdem agências nas suas comunidades".