Segundo o Diário Económico, os quatro bancos portugueses analisados pelo BCE conseguiram passar os testes de stress que tiveram em conta cenários extremos de crise.
Corpo do artigo
Os bancos portugueses vão ter nota positiva nos testes de stress do BCE e que envolveram quase cem instituições bancárias europeias, antecipou o Diário Económico.
Segundo este jornal, que antecipa os resultados destes testes que só deverão ser anunciado na sexta-feira, a Caixa Geral de Depósitos, o BPI, o BCP e o BES ficam acima do mínimo exigido no indicador que mede a solidez da banca.
Citando fontes do sistema financeiro, o Diário Económico avança que os bancos portugueses ficaram acima dos seis por cento num indicador onde o mínimo é cinco por cento.
Esta avaliação do BCE foi feita entre Março e Junho, tendo em conta cenários extremos de crise como, por exemplo, recessão profunda, crise da dívida soberana, evolução das cotações em bolsa, preço das casas e os impactos no consumo e investimento.
O Diário Económico indica ainda que esta avaliação positiva por parte do BCE poderá estar relacionada com o facto de a banca nacional ter já adoptado medidas de reforço de capital no último ano e meio.
Este jornal lembra ainda que os bancos portugueses estão fora do subprime, não havendo por isso uma bolha especulativa, e que o problema destes não está no risco, mas sim no acesso ao financiamento.
Apesar disto, lembra ainda o Diário Económico, a banca portuguesa terá de continuar a reforçar os capitais, algo que já está previsto no acordo com a troika.