O banco celebra 60 anos com um resultado no primeiro semestre na ordem dos 542 milhões de euros impulsionado, em especial, pela atividade comercial
Corpo do artigo
O Bankinter Portugal alcançou resultados antes de impostos de 104 milhões de euros, com um crescimento de 11% da carteira de crédito para 11 mil milhões de euros, um crescimento de 20% dos recursos de clientes para 10 mil milhões de euros e um crescimento de 13% dos recursos geridos fora de balanço e ativos sob custódia, somando em conjunto outros 10 mil milhões de euros.
Em comunicado, o banco adianta que mantém, no final do primeiro semestre de 2025, a boa evolução do negócio com clientes dos últimos trimestres, com crescimentos em todos os indicadores do balanço. Isto traduz-se em maiores quotas de mercados nas diferentes geografias em que o banco opera e um crescimento das receitas, que coloca os rácios de rentabilidade em níveis recorde, fortalecidos pela eficiência e pela qualidade de ativos.
Sendo assim, a meio do ano, esta instituição bancária alcançou um resultado antes de impostos de 765,6 milhões de euros, mais 7% do que há um ano, e um resultado líquido que se situa nos 541,7 milhões de euros, 14,4% acima do valor registado no final do primeiro semestre do ano passado.
A rentabilidade situa-se em níveis históricos, com um Roe (Rentabilidade Sobre Capitais Próprios) em 18,4% face aos 17,7% de há um ano, e um ROTE de 19,5%, também numa posição de liderança no setor em Espanha.
Quanto à eficiência, consolida-se num nível ótimo de 35,9%. O rácio de capital CET1 conclui o semestre nos 12,57%, superando largamente o mínimo regulatório de 7,94% exigido ao Bankinter, o que representa um excesso de capital de 2037 milhões de euros
Todos os volumes de negócio registam uma forte dinâmica. A carteira de crédito cresceu 6%. Os recursos de clientes de retalho aumentaram 6% e os recursos geridos fora de balanço (fundos de investimento e pensões e gestão patrimonial/sicavs) subiram 18%.
O Bakinter assegura que alcançou rentabilidades históricas num momento em que assinala o 60.º aniversário, consolidado o seu projeto com presença em quatro países, com mais de 6600 colaboradores, 132 mil milhões de euros em ativos totais e uma capitalização bolsista superior a 10 mil milhões de euros.
