
Duraõ Barroso
O presidente da Comissão Europeia disse estar impressionado com o recente crescimento das exportações portuguesas e a descoberta de novos mercados pela economia nacional.
Corpo do artigo
«É impressionante o que estão a fazer (em Portugal) em termos de aumento das exportações e descoberta de novos mercados», disse José Manuel Durão Barroso, numa conferência promovida pelo 'think tank' Lisbon Council dedicada à estratégia 2020 para o crescimento.
O chefe do executivo comunitário sublinhou ainda acreditar que Portugal se pode tornar uma economia mais competitiva, destacando que esse é um dos resultados esperados do programa de ajuda externa.
«Estamos a ajudar o país a reformar o sistema, mas as reformas levam tempo a produzir resultados, daí termos que combinar medidas de médio prazo com programas de crescimento de curto prazo», disse.
Na semana passada, quando divulgou as previsões as suas previsões intercalares para a evolução da economia portuguesa este ano, a Comissão Europeia notou que o contributo do comércio internacional foi positivo para a evolução da economia em 2011, mas no final do ano isso deveu-se a uma forte redução das importações, enquanto o crescimento das exportações «desacelerou apreciavelmente em dezembro, em linha com o ambiente económico em deterioração na Europa».
A Comissão espera que as exportações «continuem a sofrer de uma nova desaceleração na procura externa de produtos portugueses no primeiro semestre».