O presidente da Comissão Europeia disse que vai anunciar já na quarta-feira propostas para recapitalizar a banca europeia e melhorar a governação da Zona Euro.
Corpo do artigo
«Amanhã [quarta-feira] na Comissão Europeia, vou fazer algumas propostas sobre estes tópicos», incluindo a recapitalização dos bancos europeus, disse esta terça-feira Durão Barroso, numa conferência de imprensa em Haia, no final de uma encontro com o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte.
Barroso disse ainda que adiantará também propostas para reforçar a disciplina fiscal nos 17 países da Zona Euro, para evitar futuras crises.
«Precisamos de uma governação mais forte [da Zona Euro], de uma disciplina mais forte (...) e é por isso que defendo a ideia proposta pelo primeiro-ministro Rutte de um papel mais forte para a comissão, incluindo a nomeação de um comissário para os Assuntos Económicos e Financeiros» para fiscalizar os compromissos assumidos pelos 17 estados-membros da moeda única, acrescentou.
O presidente da Comissão Europeia sublinhou ainda a necessidade de ter «instituições europeias independentes com uma abordagem comum» e disse que tal demonstrará a «credibilidade da Zona Euro e do nosso esforço comum».
Os analistas encaram a recapitalização da banca europeia como uma parte importante da resolução da crise da dívida soberana na Zona Euro prometida pelo presidente francês Nicolas Sarkozy e pela chanceler alemã Angela Merkel depois de conversações no domingo.