O Banco Central Europeu (BCE) mostrou-se hoje satisfeito com os resultados dos testes de resistência à banca espanhola, que apontam para necessidades de recapitalização de 53.345 milhões de euros, e manifestou o seu apoio aos planos das autoridades do país.
Corpo do artigo
«O BCE acolhe favoravelmente a publicação feita hoje, pelo Governo espanhol e o Banco de Espanha, dos resultados da avaliação independente do setor bancário espanhol», diz a instituição presidida por Mario Draghi, num comunicado divulgado em Bruxelas.
O BCE afirma ainda que «apoia fortemente os planos das autoridades espanholas para garantir que as necessidades de capital sejam satisfeitas em tempo útil».
Segundo os resultados dos testes de resistência feitos pela consultora Oliver Wyman, a banca espanhola necessita de uma recapitalização 53.345 milhões de euros.
Depois de ser conhecida a avaliação, a Comissão Europeia afirmou que os resultados dos testes são um «passo decisivo» para o reforço do setor e anunciou que a recapitalização de um primeiro grupo de bancos está prevista para novembro.
A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, também saudou a conclusão da avaliação ao setor financeiro espanhol, considerando que se tratou de um processo «detalhado e transparente».
O presidente do Eurogrupo, por sua vez, afirmou hoje que os resultados da avaliação à banca espanhola mostram que o pacote máximo de 100 mil milhões de euros é «mais do que adequada» para cobrir as necessidades finais de capital.
Jean-Claude Juncker afirmou ainda acreditar que o valor total do apoio que será concedido à banca espanhola será «inferior» ao valor do «défice» conhecido hoje, «tendo em conta as medidas que os bancos vão tomar no âmbito dos seus planos de recapitalização e reestruturação».
Em Espanha, o secretário de Estado da Economia, Fernando Jiménez Latorre, afirmou, durante a apresentação do relatório da consultora Oliver Wyman, que o empréstimo que o país poderá pedir para sanear a banca espanhola rondaria os 40 mil milhões de euros.