O conselho de governadores do Banco Central Europeu voltou hoje a discutir a possibilidade de novo corte na sua taxa de juro de referência e agravou a expectativa de recessão que esperava para a zona euro.
Corpo do artigo
Na conferência de imprensa que se seguiu à reunião mensal do conselho de governadores do Banco Central Europeu, o presidente da instituição, Mario Draghi, explicou que a possibilidade de cortar a taxa de juro das principais operações de refinanciamento foi abordada na reunião, mas que não houve consenso sobre o tema.
«Nós pensamos sempre e estudamos e refletimos, mas não nos estamos a comprometer ou a planear nada de especial. Sim, discutimos a possibilidade. Não nos comprometemos com nada tão específico como um corte da taxa no futuro», afirmou Mario Draghi.
O Banco Central Europeu voltou ainda a cortar as previsões para a evolução da economia na zona euro, esperando agora uma recessão de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), contra os 0,3% de contração inscritas nas últimas projeções.
O presidente do BCE garantiu ainda que a instituição irá continuar a dar toda a liquidez ao sistema financeiro que lhe for pedida «enquanto for necessário».