O BCE emprestou mais de 16 milhões de euros aos bancos comerciais em transações que não seguiram a totalidade das regras definidas pela instituição, noticia hoje um jornal alemão.
Corpo do artigo
O jornal Welt am Sonntag, citado pela agência Bloomberg, explica que, caso as regras fossem estritamente aplicadas, este seria dinheiro que os bancos comerciais não teriam recebido.
Entre os exemplos citados pelo artigo está o caso dos bancos espanhóis, que apresentaram dívida pública soberana como garantia para os empréstimos, mas que apenas parcialmente cumpriam os critérios definidos pelo banco central.
Outro caso revelado pelo jornal tem a ver com as obrigações apresentadas, que tinham uma maturidade de 18 meses e não correspondiam aos critérios para atribuição do nível mais alto de rating, o que faria com que devessem ter recebido menos 3,3 mil milhões de euros, acrescenta a notícia.
De acordo com a publicação germânica, um responsável não identificado do BCE, quando confrontado com a notícia, afirmou que os factos estão a ser examinados.