Os bancos da zona euro deverão apertar as condições dos empréstimos bancários nos próximos meses, mesmo que consigam melhorar o seu acesso ao financiamento.
Corpo do artigo
Dos 131 bancos da zona euro que responderam ao último inquérito trimestral do BCE sobre empréstimos bancários, 15% dos inquiridos preveem apertar no primeiro trimestre do ano os critérios que as empresas devem cumprir para contrair empréstimos, sendo que 13% já o tinha feito no último trimestre do ano anterior.
Paralelamente, o inquérito realizado entre 14 de dezembro e 10 de janeiro mostra que o acesso dos bancos ao financiamento de retalho e por via dos mercados melhorou no quarto trimestre de 2012 e deverá seguir essa tendência durante os primeiros três meses deste ano.
Já a procura de empréstimos permaneceu fraca, revela ainda o estudo.
«Os bancos da Zona Euro continuaram a registar uma descida líquida na procura pelas empresas de empréstimos no quarto trimestre de 2012», mas registou-se «uma queda menos pronunciada nos empréstimos a particulares para a compra de habitação e crédito ao consumo», refere o estudo.