O Banco Central Europeu (BCE) reitera que uma reestruturação da dívida grega que detém é legalmente impossível, disse Jörg Asmussen, membro do Conselho Executivo do BCE, ao diário alemão Bild am Sonntag.
Corpo do artigo
«Nós não podemos nem prolongar as maturidades nem baixar as taxas de juro [dos títulos da dívida grega]. Uma ou outra coisa teriam como consequência o apagamento de uma parte da dívida e seriam um apoio direto ao Estado grego. O BCE não tem esse direito legal», declarou, de acordo com a AFP, o economista alemão em entrevista a ser publicada no próximo domingo, dia 7.
O alto responsável do banco central, que tinha já feito declarações semelhantes no final de setembro, lembrou ainda que a obtenção por Atenas da próxima tranche do plano de resgate à Grécia, a ser entregue em novembro, não será conseguida «sem esforços».
O governo grego de Antonis Samaras está ainda à espera do relatório da troika, que se manifestará a favor ou contra a entrega do próximo pacote financeiro.
Na próxima semana, a chanceler alemã, Angela Merkel, visita Atenas para uma série de reuniões com responsáveis governamentais.