
Banco Central Europeu
Reuters
O Banco Central Europeu anunciou hoje que vai começar a examinar os balanços de 124 bancos da zona euro, entre eles quatro bancos portugueses: BPI, BCP, CGD e Grupo Espírito Santo.
Corpo do artigo
Em comunicado hoje divulgado, o Banco Central Europeu (BCE) indica 124 entidades financeiras de grande dimensão de 18 Estados-membros, cujos balanços vão ser examinados em testes de "stress".
Como explica no documento, a análise do BCE, que vai durar 12 meses, pretende avaliar a qualidade dos ativos e a transparência dos balanços dos bancos «como preparação para assumir em pleno a responsabilidade pela supervisão, no âmbito do mecanismo único de supervisão».
Além disso, acrescenta o BCE, a avaliação visa «a correção (identificar e implementar as medidas corretivas requeridas, onde e quando necessário) e o reforço da confiança (assegurar a todos os intervenientes que os bancos são fundamentalmente sólidos e fiáveis)».
O BCE vai exigir aos bancos europeus um rácio de capital mínimo de 8% nos testes de "stress" que vai realizar antes de assumir a supervisão bancária única em 2014.
Estes testes usam várias simulações de cenários adversos para os bancos, como por exemplo o aumento das famílias e empresas que não conseguem pagar empréstimos, para detetar falhas de capital.
Os bancos que chumbem este exame de "stress" têm de tomar medidas para cobrir as insuficiências que forem detetadas nos seus capitais para garantir que aguentam eventuais mudanças na conjuntura ou nos mercados.