Dos cerca de 2250 milhões de euros de aumento de capital social anunciados pelo BCP, 1850 milhões deverão ser para o reembolso ao Estado do empréstimo contraído em 2012.
Corpo do artigo
O BCP anunciou que vai aumentar o seu capital social em aproximadamente 2250 milhões de euros através de uma Operação Pública de Subscrição, segundo informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Com este aumento de capital, o maior banco privado português pretende devolver ao Estado uma parte muito significativa do dinheiro que em 2012 foi obrigado a pedir emprestado ao Estado, aquando da chegada da troika.
O BCP, que já devolveu 400 mil euros dos três mil milhões que pediu então, deverá usar cerca de 1850 milhões deste aumento de capital para o reembolso ao Estado, ficando assim o banco a dever 750 mil euros.
Existe um grande incentivo para que o BCP e outros bancos devolvam o dinheiro que pediram emprestado após a chegada da troika uma vez que os juros que a banca paga ao Estado ascendem a cerca de oito por cento.