
Dinheiro
O Banco de Portugal coloca à disposição dos bancos portugueses, a partir de 3 de setembro, uma plataforma que possibilita que as instituições emprestem dinheiro umas às outras sem garantias.
Corpo do artigo
«No sentido de incentivar o funcionamento do Mercado Monetário Interbancário (MMI) doméstico, a partir de 3 de setembro o Banco de Portugal coloca à disposição das instituições residentes uma plataforma para o registo e o processamento de operações de mercado monetário interbancário sem garantia (MMI/SG), através da qual as instituições podem trocar fundos entre si, em euros, por prazos até um ano, mediante operações sem exigência de garantia de ativos», lê-se num comunicado hoje emitido pelo supervisor.
«O lançamento desta plataforma insere-se num conjunto de medidas tomadas pelo Banco de Portugal destinadas a fomentar o funcionamento eficiente do MMI doméstico, prevendo-se para uma fase posterior a disponibilização da vertente do MMI doméstico com garantia de ativos», sublinhou a entidade.
Esta ferramenta já existia, mas foi descontinuada no início de 2009 devido à escassez de operações, na sequência da grave crise financeira.
A 13 de abril, o governador do Banco de Portugal já tinha anunciado a reposição do mercado monetário interbancário nacional, perante os constrangimentos sentidos nas instituições europeias para emprestarem liquidez entre si.