Em 2013, o número de queixas dos clientes bancários aumentou 15%, atingindo quase 18 mil reclamações, sendo que o Banco de Portugal deu razão aos consumidores em mais de metade dos casos.
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Segundo o Relatório de Supervisão Comportamental de 2013, hoje divulgado, este valores significam que, em media, o supervisor bancário recebeu 1493 queixas por mês ou 68 reclamações por cada dia útil do ano passado.
Já em 2012, as reclamações tinham aumentado 6 por cento.
As queixas sobre crédito aos consumidores e crédito à habitação foram as que mais aumentaram em 2013 (37,5 por cento, para 5246, e 27,6 por cento, para 2212, respetivamente), com o BdP a justificar com a entrada em vigor do novo enquadramento legislativo relativo ao incumprimento.
Já as reclamações relativas às contas de depósito diminuíram 0,3 por cento face a 2012, mas posicionando-se no segundo lugar entre as matérias reclamadas, com 4810 reclamações.
Destaque ainda para o aumento das queixas sobre transferências, que subiram 79,9 por cento para 1040, devido ao aumento das relacionadas com o encerramento da atividade da Fox Transfers.
Do total de reclamações recebidas, 52 por cento dos casos foram resolvidos, seja por iniciativa do próprio banco ou por recomendação ou determinação do BdP, e nos restantes 48 por cento não foram observados indícios de infração, acima dos 44 por cento de 2012.