De acordo com dados do Banco de Portugal (BdP), o crédito às famílias caiu de Fevereiro para Março 120 milhões de euros. Também o malparado teve uma redução de 33 milhões de euros.
Corpo do artigo
Esta queda do valor do crédito, concedido pela banca aos particulares, beneficia de uma descida de 153 milhões de euros no crédito concedido às famílias para o consumo e de dez milhões de euros no crédito para outros fins.
Ainda de acordo com os dados do BdP, em sentido inverso esteve o volume de crédito à habitação `s famílias que subiu 43 milhões de euros, depois de dois meses a diminuir.
Já o crédito considerado de cobrança duvidosa diminuiu em 33 milhões de euros, para os 4163 milhões de euros no fecho do 1º trimestre do ano.
A descida do malparado verificou-se com maior incidência no crédito à habitação, onde se registou uma quebra de 37 milhões de euros, apresentando também uma queda no crédito ao consumo de sete milhões de euros.
No crédito para outros fins, o malparado aumentou em 12 milhões de euros, subindo mais do que a diminuição verificada na concessão de crédito para este segmento, que foi de apenas dez milhões de euros.