Bloco de Esquerda afirma que vai insistir no tema, depois do Parlamento Europeu ter proposto a abolição dos vistos e diz que "continua a faltar transparência".
Corpo do artigo
O Bloco de Esquerda (BE) defende que os "vistos gold" devem ser devidamente avaliados.
A posição do Bloco surge depois de o Parlamento europeu ter proposto a abolição dos "vistos gold".
Em Bruxelas, a comissão especial do Parlamento Europeu sobre os crimes financeiros e evasão fiscal aprovou um relatório em que recomenda acabar com estes vistos por considerar que os riscos são superiores aos eventuais benefícios económicos.
José Manuel Pureza, deputado do BE, pede atenção a este documento e garante que o BE vai continuar a insistir neste tema. O deputado afirma que "continua a faltar transparência".
TSF\audio\2019\02\noticias\27\21_jose_manuel_pureza_1
Aos jornalistas, José Manuel Pureza considerou que, "agora, o Parlamento Europeu, põe preto no branco esta recomendação de abolição dos 'vistos gold', justamente porque considera que eventuais vantagens económicas que possam resultar para os Estados-membros da atribuição destes vistos não são de todo compensatórias daquilo que são os riscos" deste regime.
"E, portanto, creio que é bom analisar aquilo que está a acontecer em Portugal", desafiou o parlamentar, considerando que no país se está "exatamente a fazer o contrário daquilo que o Parlamento Europeu agora veio recomendar".
Isto é, explicou, "não apenas não há obrigações ou mecanismos de transparência acrescidos nesta matéria, como também não há vontade política da generalidade dos partidos para abolir os 'vistos gold'".
"Ainda recentemente, o regime dos 'vistos gold' veio a ser alargado por acordo entre PSD, PS, CDS e PAN", acrescentou José Manuel Pureza, lembrando que o BE propõe "há bastante tempo a abolição dos 'vistos gold'" porque está "muito convencido de que se trata de um instrumento perverso".
"Por isso, o nosso compromisso é o de voltarmos a inscrever este compromisso de abolição dos 'vistos gold' como um compromisso eleitoral principal do Bloco nas próximas eleições", garantiu.
No relatório, a Comissão Especial apela aos Estados-membros para que revoguem de forma progressiva todos os regimes de obtenção cidadania e de residência através do investimento.
LEIA MAIS:
-"O risco não compensa." Parlamento Europeu quer acabar com os Vistos Gold