Especialistas em marketing dizem que jogos entre os dois clubes movimentam cada vez mais dinheiro.
Corpo do artigo
O jogo da I Liga do próximo sábado entre Benfica e FC Porto terá um impacto económico que ronda os 25 milhões de euros, mais do que jogos semelhantes nos últimos anos.
O cálculo é do Gabinete de Estudos de Marketing para Desporto do IPAM que aponta para 4,1 milhões de receitas diretas e 21 milhões de receitas indiretas.
Nas últimas vezes que o IPAM tinha feito estas contas para jogos entre os dois clubes, os valores globais não ultrapassavam os 19,5 milhões de euros (em 2009) e 23,2 milhões (em 2015).
TSF\audio\2017\03\noticias\30\daniel_sa_1
Nas receitas diretas foram contadas as receitas de bilheteira, os direitos de transmissão televisiva, mas também a publicidade e as ações promocionais no estádio, além da segurança e outras empresas de prestação de serviços envolvidas no recinto.
TSF\audio\2017\03\noticias\30\daniel_sa_2
As receitas indiretas estão relacionadas com a publicidade, as assinaturas da Benfica TV, o acréscimo de vendas de jornais, as apostas online, bem como, entre outros fatores, o merchandising, as deslocações de adeptos ou o consumo em casa e na restauração de comida e bebidas.
Segundo o IPAM o Benfica-FC Porto deste sábado deverá ter uma audiência televisiva entre os 3,5 e 4 milhões de telespetadores, para além dos 65 mil adeptos no Estádio da Luz.