
Portugal Telecom
O Banco Espírito Santo (BES) tornou-se o maior accionista da PT, através da Avistar, passando a deter 10,07 por cento do capital da empresa liderada por Zeinal Bava.
Corpo do artigo
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Portugal Telecom informou que «de acordo com informação recebida do BES, a 30 de Junho de 2011, eram imputáveis ao BES os direitos de voto inerentes a 90.274.180 acções da PT, representativas de 10,07 por cento do respectivo capital social e direitos de voto».
Antes destas mudanças, a Capital Research and Management Company era o principal accionista, seguido da Ongoing, que se mantém o segundo maior, com 10,05 por cento do capital da empresa de telecomunicações.
Por sua vez, a Capital Research and Management Company reduziu a sua participação, passando a deter uma participação inferior a 10 por cento dos direitos de voto correspondentes ao capital social da PT.
«Depois da alienação, a 29 de Julho de 2011, em mercado regulamentado, de um total de 149.861 acções da PT, passou a deter um total de 89.569.399 acções ordinárias da PT, representativas de 9,99 por cento do respectivo capital social e dos correspondentes direitos de voto», acrescentou.
Em comunicado ao regulador de mercado, a Portugal Telecom anunciou também que o banco norueguês Norges Bank passou a deter uma participação superior a cinco por cento dos direitos de voto correspondentes ao capital social da PT.
«Esta participação resultou da recepção, no dia 28 de Julho de 2011, de um total de 2.854.359 acções da PT, a título de garantia por acções emprestadas. Adicionalmente, a PT foi informada de que, na sequência da transacção acima referida, passou a ser imputável ao Norges Bank um total de 46.043.374 acções ordinárias da PT, representativas de 5,14 por cento do respectivo capital social e dos correspondentes direitos de voto», divulgou.