No habitual comentário na TSF, Manuela Ferreira Leite fala sobre os perigos da moeda virtual bitcoin, que se está a generalizar rapidamente.
Corpo do artigo
Manuela Ferreira Leite considera que a bitcoin representa um grande risco e lembra que há economistas, entre eles, um prémio Nobel, que defendem a proibição desta moeda virtual porque a consideram uma fraude.
A economista recorda que, mal se viram alguns resultados aparentemente positivos, "entrou-se na febre da bitcoin", em busca de lucros fáceis e muito rápidos.
Este ano esta moeda virtual valorizou mais de 1600%. Ferreira Leite considera que esta rápida valorização não devia ser motivo para para uma corrida ao investimento, mas para desconfiar.
"Quando os investimentos têm retornos tão acima do que é considerado normal e sem se saber onde é que está a racionalidade deste investimento é porque algo de errado e de muitíssimo arriscado está em causa", defende, "são produtos que não estão estruturados e a única coisa que se sabe é que se ganha muito em pouco tempo".
Manuela Ferreira Leite lembra que o Banco de Portugal já divulgou alertas sobre as bitcoin - são moedas sem supervisão de qualquer entidade, não servem para pagamentos, não existe proteção legal que garanta direitos de reembolso ao consumidor, não há fundos para cobrir perdas, o risco está todo do lado do utilizador e corre-se o risco de que esses fundos sejam subtraídos a uma carteira digital do cliente.
"Ganhar muito em pouco tempo só pode acabar muito mal porque este milagre não existe", afirma Manuela Ferreira Leite.
Todas as segundas-feiras, depois das 9:00, Manuela Ferreira Leite comenta os assuntos económicos da atualidade.